SINOPSE
Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.
Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.
Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.


CRÍTICAS DE IMPRENSA
Um romance perspicaz que nos revela o universo perturbante e caótico de um jovem que guarda secretos perigosos.
Richard Zimler

A história de Simon podia ser a de muitos de nós: a descoberta da “sua” homossexualidade, que na verdade é, isso sim, a descoberta da homofobia, do preconceito, do insulto, do isolamento e da invisibilidade.
Nuno Pinto - Presidente da direção da ILGA Portugal

Uma lufada de ar fresco dentro do género YA.
Blogue “Algodão doce para o cérebro”

Cativante, divertido e positivo – são estes os principais pontos fortes deste “O Coração de Simon Contra o Mundo”. Uma história de jovens amores e amizades, sem limites nem convenções, em que nem tudo é fácil e muito menos perfeito, mas em que toda a beleza da descoberta está lá. Gostei.
Blogue: As Leituras do Corvo


OPINIÃO
Simon é um adolescente de 16 anos que frequenta o 11ºano. Um dia no computador da escola, deixa a sua caixa de e-mail aberta, e as suas mensagens são vistas por Martin. Martin aproveitando-se do segredo que descobre (a homossexualidade de Simon), acaba por o chantagear, ameaçando-o contar a toda a escola, “coisa” que acaba por fazer mais tarde.
No desenrolar da história, de uma forma simples, engraçada e divertida, Simon vai nos revelando o seu dia-a-dia, na descoberta de quem é, e a sua troca de mensagens com um desconhecido (por quem acaba por se apaixonar). 
Brinca com as atitudes dos seus amigos heterossexuais, e apesar do seu segredo, vive de uma forma leve, descontraída, sem complexos, sem vergonha de quem é, mas com as dúvidas que muitos adolescentes têm. 
Quando é descoberta a sua homossexualidade, lida bem com a situação. Mesmo sendo vítima de alguns atos de bulling por parte de alguns colegas, tem sempre o apoio dos seus amigos e família.
Uma história com um final feliz, em que ele vive o seu primeiro grande amor.

Quando li a sinopse deste livro, fui logo conquistada. Geralmente quando estou muito na expectativa, fico desiludida. Desta vez porém aconteceu o contrário, “agarrou-me” desde o início.
Simon é um adolescente como tantos outros, que está a descobrir quem é, e a formar a sua personalidade sem tabus.
Jovens e adultos têm muito que aprender com Simon e seus pais. Aprender a viver de uma forma descomplexada, a aceitar a pessoa que se é, sem tempestades num “copo de água”. E saber que existe sempre alguém que nos compreende e nos estende a mão quando mais precisamos, nesta idade do “armário”.

Recomendo, sem dúvida.

2 comentários:

    On 14 junho, 2017 Paula disse...

    Fiquei curiosa!!
    Parece-me também uma obra para a juventude ler e abrir horizontes. :)
    Bjs

     
    On 14 junho, 2017 Lígia disse...

    Olá.

    Sem dúvida Paula ;)

    Beijinhos

     

Blogger Templates by Blog Forum